terça-feira, 4 de outubro de 2011

COPA DO MUNDO 2014 (FIFA)


SERÁ QUE VAI DAR TEMPO???

A Copa do Mundo FIFA de 2014 será a vigésima edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho. e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento em 1978. Foi a última sede de Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Mas... Segundo a revista britânica The Economist...

O atraso na construção dos estádios e aeroportos da Copa de 2014 virou destaque na edição desta semana da revista britânica “The Economist”, uma das publicações mais influentes na área de economia e política.

Com o título “Pontapé inicial atrasado” (“Late kick-off”), a reportagem diz que o Mundial é uma oportunidade de o Brasil comprovar sua capacidade de organizar eventos de grande porte, mas afirma que é grande o risco de as coisas saírem errado. “Parece cada vez mais provável que o país pisará na bola fora de campo”, diz a abertura do texto.

São Paulo, Rio e Natal são os exemplos negativos quando se trata da construção dos estádios. A revista lembra que a capital paulista ainda nem começou a construção do seu campo, que deve receber a abertura do evento.

No Rio, o mais provável palco da final, a reforma do Maracanã é definida como uma “devoradora” de dinheiro, já que o orçamento pulou dos R$ 705 milhões para mais de R$ 1 bilhão. Natal também é colocada entre os retardatários por ter assinado o contrato para a construção do Estádio das Dunas mais de três anos depois de o Brasil ser indicado país-sede da competição.

Aeroportos
Para abordar a lentidão nas obras dos aeroportos, a revista britânica cita o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado em 14 de abril, que conclui que as obras de nove dos 12 terminais da Copa não estarão prontas a tempo para a competição.

Entre os problemas apontados nos terminais brasileiros está a demora no check-in e retirada de bagagens, além da grande quantidade de atrasos e cancelamentos de voos. A “The Economist” lembra ainda o aumento significativo da demanda por voos no país e diz que os principais aeroportos já operam acima da capacidade.

O texto define a Infraero, estatal que administra os aeroportos, de “sluggish”, termo que deriva do substantivo lesma, já que a empresa foi incapaz de aplicar metade dos recursos para a ampliação da infraestrutura aérea, mesmo com o dinheiro em caixa.

A reportagem entrevistou dois especialistas em infraestrutura brasileiros, que se disseram preocupados com a intenção do governo de abrandar a lei de licitação para acelerar as obras. Segundo eles, regras mais frouxas podem levar a uma “escalada exorbitante nos custos”, a exemplo do que ocorreu no Pan-americano de 2007.


A SITUAÇÃO DOS 12 ESTÁDIOS DA COPA HOJE
Estádio
Orçamento
Gasto hoje
Fica pronto em…
Corinthians (SP)
R$ 1 bilhão
Zero
Nunca
A. das Dunas (RN)
R$ 400 milhões
Zero
Nunca
A. da Baixada (PR)
R$ 220 milhões
Zero
Nunca
Maracanã (RJ)
R$ 957 milhões
R$ 26 milhões
2038
Arena Pernambuco
R$ 532 milhões
R$ 60 milhões
2025
Arena Amazônia
R$ 499,5 milhões
R$ 30 milhões
2024
Mineirão (MG)
R$ 666 milhões
R$ 86,6 milhões
2020
Nacional (DF)
R$ 670 milhões
R$ 45 milhões
2021
Arena (MT)
R$ 355 milhões
R$ 48 milhões
2017
Beira Rio (RS)
R$ 290 milhões
R$ 30 milhões
2017
Fonte Nova (GO)
R$ 591 milhões
R$ 99,9 milhões
2015
Castelão (CE)
R$ 519 milhões
R$ 80 milhões
2013

 Estadio de Itaquera(SP).

Postado por: MARY LAURINE LOPES DUARTE

Um comentário:

  1. É, no ritmo que esta andando as obras será dificíl a COPA 2014 ser no BRASIL.
    Coloquei somente uma imagem, pois se colocar mais, cada dia que passa fica mais complicado em dizer... "TENHO ORGULHO EM SER BRASILEIRA". Isso é uma vergonha para o nosso país.

    Att: Mary Duarte

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